APRENDENDO E RESGATANDO VALORES ATRAVÉS DA LEITURA DO LIVRO: O PEQUENO PRÍNCIPE

AUTORA
Professora Silvana Mair Afonso Vieira Lopes, quinto ano B

“ O Pequeno Príncipe” é uma obra literária do escritor Francês Antonie de Saint- Exupéry,que conta a história de amizade entre um homem e um principezinho que habita um asteróide no espaço e através dele podemos aprender a importância de se auto conhecer, do que é, ou faz sentido na vida. Dessa forma foi desenvolvido um trabalho com 5º ano B da Escola Municipal Erasmo Pilotto, da Professora Silvana Mair Afonso Vieira Lopes com o intuito dos alunos perceberem a importância da leitura para aprendizados de valores na escola e na vida cotidiana dos alunos, como forma de desenvolver o senso do respeito, justiça e solidariedade.

A BNCC nos trás como competência e habilidade necessária inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo em textos literários como forma de conhecer nesses textos olhares sobre identidades e culturas, assim a leitura e estudo do livro “O Pequeno Príncipe” possibilitou aos alunos perceberem que a leitura é uma ferramenta riquíssima e que fornece reflexões sobre sentimentos e valores que algumas vezes deixam de ser praticadas.

O trabalho teve início após uma aula de leitura, que acontece todas as sextas-feiras, onde os alunos trazem livros para realizar a leitura em sala e após terminarem a leitura apresentam aos demais colegas o que entenderam com essa prática. Após aluno apresentar sua fala sobre a história, percebeu-se que os demais alunos demonstraram grande interesse na obra e assim a professora buscou aprofundar os conhecimentos dos mesmos, através de várias aulas que envolveram interpretação de textos oral e escrita, depoimentos dos alunos sobre valores e frases de ensinamentos do livro.

Os alunos comentaram ao finalizar os trabalhos que aprenderam que o verdadeiro valor de algo ou de alguém não pode ser visto com uma visão superficial, pois é necessário ver com o coração, ou seja; conhecer, olhar sem preconceito e de formas variadas para situações. Também elaboraram ilustrações com frases para lembrar todos os ensinamentos que o livro nos ensina e esses trabalhos foram expostos na escola para estimular a leitura de mais alunos pela obra.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: COMO IDENTIFICAR E COMBATER

Mês da Criança

Arte Circense